Inteligência artificial na Globo com Oracle
A Globo está testando mais de 50 recursos de inteligência artificial com a Oracle. Por meio da suíte em nuvem Oracle Fusion Applications, o grupo de mídia aumentou a produtividade, reduziu custos e buscou melhorar controles financeiros.
Automatização de processos
Com recursos e relatórios narrativos com IA, a Globo automatizou processos de ERP, reduzindo o fechamento do mês de oito para três dias. Além disso, na otimização de operações de armazéns e na adição de produtos em centros de distribuição, a companhia alcançou 99,5% de precisão de estoque.
Consolidação das empresas
Esse movimento está ligado à consolidação das cinco empresas que a Globo possuía (TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e DGCorp) em uma só. Essa integração demanda modernização de processos e sistemas internos, impactando a cultura da empresa e seus colaboradores.
Parceria com a Oracle
Segundo Renata Bueno, VP de vendas Latam da Oracle, a utilização da tecnologia ocorreu por um movimento de cloudificação da Globo. A Oracle oferece uma plataforma pronta para atualizações trimestrais, permitindo que a gigante da mídia latino-americana crie uma “sexta empresa” totalmente digitalizada.
Integração de serviços
Alexandre Donner, executivo de tecnologia da Globo, afirmou que as tecnologias da Oracle facilitam a integração de serviços e processos. Recentemente, isso foi evidente com a inclusão do Telecine e a compra da Eletromídia. A tecnologia proporciona mais espaço para evolução e maximização das atualizações.
Próximos passos na transformação digital
Durante o Oracle AI World, Bueno e Donner explicaram que estão mapeando os próximos passos da estratégia de transformação digital da Globo. Eles avaliam quais agentes do Oracle Fusion Applications podem ser utilizados ou criados com o Oracle AI Agents for Fusion Applications.
Foco em inteligência artificial
Em 2025, o objetivo da Globo é a IA. Eles têm um programa de IA, reportam-se ao conselho e medem ROI. O foco está em cinco tarefas principais: apoiar o mercado publicitário com IA, geração de conteúdo, suporte ao consumidor, suporte ao colaborador e preparação da empresa para escalar o uso da IA.
Donner também mencionou a criação de um “radar de IA” para governança na definição das próximas tecnologias a serem utilizadas.
Fonte: https://www.mobiletime.com.br/noticias/17/10/2025/globo-oracle-ia/
Veja mais: https://agenciamaximum.com/noticias
Tags Relacionadas
- Globo
- IA
- inteligência artificial
- Oracle
- tecnologia
- transformação digital
- automação
- cloud computing