Maratona digital visa capacitar mulheres na tecnologia
São Paulo, outubro de 2025 – A ONG WoMakersCode promove uma nova edição da maratona digital Hacking de Carreira, um programa gratuito que apoia o desenvolvimento profissional de mulheres cisgênero e transgênero em todo o Brasil. Nesta edição, oferecemos 5 mil vagas, com o apoio de empresas como Mars, Microsoft Reactor, RDI, Equinix e Globo.
Desafios enfrentados pelas mulheres na tecnologia
Apesar dos avanços nos últimos anos, os desafios enfrentados pelas mulheres na área de tecnologia ainda são significativos. O Brasil retrata a predominância feminina com 51% da população, entretanto na área de tecnologia a presença de profissionais do gênero feminino é de apenas 39% (Brasscom, 2022).
No Brasil, somente 16,5% das vagas dos cursos de tecnologia são ocupadas por mulheres, contrastando com as demais áreas, onde a média da participação feminina é de 60,7%, segundo o Mapa do Ensino Superior 2023, elaborado pela SEMESP.
Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero de 2023, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, a paridade de gênero pode levar mais de 130 anos para ser alcançada se nenhuma ação for tomada.
O que a maratona digital oferece
Por meio do Hacking de Carreira, as participantes poderão:
- Descobrir as carreiras mais demandadas do mercado tech;
- Desenvolver soft skills essenciais para se destacar;
- Fortalecer sua marca pessoal;
- Aprender estratégias para processos seletivos e crescimento profissional.
Com carga horária de 16 horas e certificado, o curso será realizado totalmente online.
Oportunidades adicionais
Além disso, serão sorteadas 50 revisões de currículos para todas as alunas que concluírem o curso até 27/11, oferecendo a oportunidade de uma orientação personalizada para alavancar a carreira.
Semana de Carreira e Tecnologia
Dentro do projeto, acontece também a Semana de Carreira e Tecnologia, uma iniciativa complementar ao curso, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Serão sessões exclusivas, abordando temas que potencializam e empoderam ainda mais a jornada das participantes. Nesta edição, as sessões serão limitadas para alunas inscritas no programa. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.maismulheres.tech/courses/carreira.
Depoimento da coordenadora
“O Hacking de Carreira é sobre abrir portas, construir confiança e criar caminhos reais na trajetória de cada mulher. Acreditamos que toda mulher merece enxergar seu potencial e ter as ferramentas certas para transformar sua carreira”, destaca Cecília Dutra, Vice Presidente e Coordenadora de Projetos da WoMakersCode.
Sobre a WoMakersCode
Fundada em 2015, a WoMakersCode é uma organização sem fins lucrativos que atua promovendo formação técnica, empregabilidade e mentoria para meninas e mulheres que desejam construir uma carreira na tecnologia. Com presença em todo o Brasil, Chile e América do Norte, a ONG já capacitou mais de 350 mil mulheres, com programas gratuitos, cursos, bootcamps e iniciativas com foco em diversidade, equidade racial e inclusão digital.
A WoMakersCode já foi reconhecida por prêmios nacionais e internacionais como, Prêmio Nelson Mandela de Promoção da Igualdade Racial, Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade (SP), Selo da Igualdade Racial de São Paulo, Cisco Networking Academy: maior academia de mulheres técnicas, Women to Watch – premiação que destaca coletivos transformadores na inclusão e inovação.
Veja mais: https://agenciamaximum.com/noticias
Tags Relacionadas
- tecnologia
- empoderamento feminino
- carreira
- cursos gratuitos
- diversidade
- inclusão
- WoMakersCode
- Hacking de Carreira