Tecnologia e interatividade na Copa do Mundo 2026
No último mês, a CazéTV e o YouTube anunciaram que transmitirão gratuitamente todos os 104 jogos da Copa do Mundo da FIFA 2026. Ambas as empresas também já apresentaram ao mercado publicitário o plano de patrocínio para a transmissão. Marcas patrocinadoras da FIFA terão prioridade na apresentação e aquisição das cotas comerciais. O projeto se torna inovador ao combinar alcance massivo, formatos inéditos e uma estratégia digital que promete marcar a história das transmissões esportivas no Brasil.
Em entrevista exclusiva para TELA VIVA, Aline Moda, diretora de agências, parceiros e branding solutions do Google, comentou: "Esse é um marco histórico não só para o YouTube e para a CazéTV, mas para todo o ecossistema de consumo esportivo no Brasil. Pela primeira vez, todos os 104 jogos estarão disponíveis de forma gratuita, em um ambiente digital, aberto e democrático. Isso reforça a missão da plataforma de tornar o conteúdo mais acessível e conectar pessoas. Sem dúvida, esse modelo abre caminho para novas transmissões, não apenas no futebol, mas para as demais modalidades esportivas, como já temos praticado nos últimos anos".
A executiva destacou que a iniciativa é importante especialmente falando do território brasileiro, uma vez que o Brasil é um país apaixonado por futebol e que tem uma audiência altamente conectada. "Essa iniciativa coloca o país na vanguarda mundial das transmissões digitais, mostrando que é possível unir inovação, tecnologia e cultura popular em um só projeto. Os torcedores vão viver experiências interativas, em tempo real, que ampliam a relação com o esporte como live chat, e as marcas patrocinadoras terão acesso exclusivo ao público e aos momentos dessa história", ressalta. "A linguagem da CazéTV proporciona que os torcedores se sintam mais conectados ao conteúdo e vivenciem uma imersão ainda mais completa. E isso só é possível porque o Brasil reúne dois fatores únicos: a força do futebol como paixão nacional e a maturidade digital da audiência do YouTube", acrescenta Aline.
Experiência de consumo e tecnologia
Falando em transmissões esportivas no ambiente digital, uma das maiores preocupações do público é em relação à experiência de consumo. Nesse sentido, a diretora pontua que o YouTube investe continuamente para garantir uma experiência estável, interativa e de alta qualidade. "Nossa prioridade é que o torcedor possa assistir às partidas de qualquer dispositivo, com a melhor qualidade possível", disse. Além disso, na competição, a plataforma também vai explorar ferramentas nativas como chat, enquetes e Shorts, para ampliar a interatividade. "A tecnologia do YouTube, incluindo a inteligência artificial, deve nos ajudar a criar experiências mais personalizadas e imersivas ao longo de toda a Copa", adianta.
Estratégia de publicidade
Para as marcas, foi desenvolvida uma estratégia especial. Segundo Aline, o modelo de patrocínio foi desenhado para equilibrar alcance, inovação e autenticidade, com ativações pensadas para fazer parte da experiência do público de forma integrada e orgânica.
"Temos desde inserções mais tradicionais até formatos nativos digitais, como ações com criadores e quadros especiais dentro da transmissão, por meio de uma linguagem íntima e que leva o senso de comunidade, envolvendo também as marcas nesse conteúdo tão relevante e de alta audiência. Ainda não definimos o número de marcas parceiras para as transmissões, mas nosso objetivo é reunir um grupo que entenda a força desse ecossistema e queiram se conectar de verdade com a comunidade que estará presente no YouTube, integrando essa história de forma memorável", explica.
Por fim, Aline garante que as expectativas são altíssimas e relembra: "Em 2025, na Copa do Mundo de Clubes, vimos números históricos – mais de 48 milhões de espectadores únicos e mais de 911 milhões de visualizações no YouTube só na CazéTV. Isso nos dá a dimensão do potencial da Copa de 2026. Acreditamos que será a maior experiência digital esportiva já vivida no país, unindo paixão, tecnologia, interatividade e, claro, grandes marcas".
Veja mais: https://agenciamaximum.com/noticias
Tags Relacionadas
- Copa do Mundo 2026
- transmissões esportivas
- tecnologia
- interatividade
- publicidade
- YouTube
- CazéTV